quarta-feira, 23 de março de 2016

Coned realiza Reunião Ordinária na sede da FASE



A segunda Reunião Ordinária deste mês do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre drogas ocorreu na sede da Fundação de Atendimento Sócio Educativo do RS, com a participação do Secretário de Justiça e do Direitos Humanos, Cesar Faciolli e do Presidente da FASE, Robson Zinn, dentro do modelo de encontros itinerantes que o Conselho implantou nos últimos meses.
O encontro contou também com a presença das equipes técnicas da Fundação, que apresentaram suas demandas relacionadas ao tema drogas e ouviram a apresentação das ações do Conselho nas áreas de prevenção do uso abusivo de drogas pelo público adolescente.
O Presidente do Coned-RS, Eduardo Nascimento Cruz destacou que, para este ano, entre as principais ações de prevenção ao consumo abusivo de álcool e outras drogas previstas pelo Conselho, está a implementação de uma política estadual de restrição à publicidade de bebidas alcoólicas em projetos, programas e eventos públicos e privados que usem verba pública estadual ou leis estaduais de incentivo.
O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Cesar Faccioli, convidou os integrantes do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned-RS) a ajudarem na construção dos serviços que serão implementados nos Centros da Juventude em fase de instalação no Estado com financiamento do Banco Interamericanos de Desenvolvimento (BID), especialmente os que se enquadram no programa de cultura da paz com foco na prevenção ao uso de drogas.
Já o presidente da Fase, Robson Zinn, pontuou as diferenças entre o sistema prisional e o socioeducativo, ressaltando que na Fundação, o regramento é extremamente rigoroso dentro das unidades, especialmente no que se refere à entrada de substâncias proibidas. “Ao contrário do sistema prisional, para nós não é rotina a apreensão de drogas no sistema”, disse. Zinn destacou que, em função do esforço de todos os servidores da Fase, é possível manter um padrão diferenciado no atendimento. “Nós não usamos nenhum tipo de arma de contenção. Nossa contenção é o diálogo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário