Na
reunião ordinária da última terça-feira, 26, o colegiado do Conselho Estadual
de Políticas sobre drogas deliberou sobre as primeiras ações de prevenção ao
consumo abusivo de álcool e outras drogas previstas para este ano, sendo a
principal delas, a implementação de uma política estadual de restrição à publicidade
de bebidas alcoólicas em projetos, programas e eventos públicos e, também, privados que utilizem verba pública estadual ou Leis Estaduais de incentivo.
O público alvo principal da medida são crianças e adolescentes, conforme as políticas de prevenção, mas toda a sociedade será impactada positivamente com o resultado das restrições.
Segundo o Presidente do Conselho, Eduardo Nascimento Cruz, o consumo excessivo de álcool e seus impactos negativos está entre as principais causas de ocorrências violentas. "O abuso de álcool está relacionado com a grande maioria dos casos de violência doméstica, acidentes de trânsito e muitos outros crimes. Em muitos deles, a sociedade mostra indignação, revolta, mas não passa do discurso. O uso do álcool está muito enraizado na cultura brasileira, e mudar isso é um grande desafio para todos nós", afirma Cruz.
O tema será, agora, apresentado às Secretarias de Estado e demais órgãos públicos, para que possam realizar a adequação de editais de projetos e eventos ainda neste primeiro bimestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário