sexta-feira, 24 de junho de 2016

Vacaria sedia encontro entre Presidente do CONED-RS e membros do Conselho Municipal

O Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre drogas do Rio Grande do Sul (CONED), Eduardo Nascimento Cruz, participou da reunião extraordinária do Conselho Municipal sobre Drogas de Vacaria, ocorrida na sala de reuniões da Guarda Municipal, na última quinta-feira (23).

Cruz destacou a necessidade de políticas sobre drogas voltadas para as pessoas, enxergando-as de forma humanizada, e recomendou que deve-se visar o público de ações e o público de necessidades. Sugeriu, também, que o Conselho Municipal de Drogas (COMAD) de Vacaria publique resoluções no município, regulamentando as ações realizadas pelo Executivo e instituições voltadas ao tema.

Entre as ações de prevenção previstas pelo CONED para este ano está a implementação de uma política estadual que restrinja a publicidade de bebidas alcoólicas, incluindo cervejas, em projetos, programas e eventos públicos e privados que usem verba pública estadual ou leis estaduais de incentivo.

Já o presidente do COMAD, Comissário Abreu, pontuou os trabalhos feitos pelos Conselheiros e a importância da aproximação entre o Colegiado municipal com o estadual. Abreu solicitou ajuda a Eduardo Cruz para a construção das políticas sobre drogas de Vacaria, especialmente as relacionadas ao Programa de Cultura da Paz com foco na prevenção ao uso de drogas. Abreu também reforçou a importância da continuidade da busca do tão sonhando "trabalho em rede" e da implementação de uma política estadual de restrição à publicidade de bebidas alcoólicas. Afirmou que o consumo excessivo de álcool e seus impactos negativos estão entre as principais causas de ocorrências violentas, como na maioria dos casos de violência doméstica, acidentes de trânsito e muitos outros crimes.


À noite, o Presidente do CONED participou da reunião-palestra na Câmara de Vereadores com o tema “Atualização das políticas sobre drogas e a nossa realidade”, destinado a autoridades locais, servidores municipais e estaduais e público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário