terça-feira, 30 de outubro de 2012

Game sobre os malefícios do tabagismo é lançado pelo INCA

Projeto visa atingir crianças e jovens com idades entre 10 e 14 anos, consideradas como as faixas etárias da experimentação de derivados do tabaco.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) lançou no dia 18, às 15h, o jogo "Agentes da Saúde por um mundo sem tabaco". Destinado a crianças e jovens dos 10 aos 14 anos, idade em que começam a experimentar derivados do tabaco, o game é ambientado na cidade e no campo, tratando da influência da indústria na sociedade. O lançamento será no Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, durante a Semana de Ciência e Tecnologia.

O jogo dá continuidade ao tema do Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado todo mês de agosto, e trata de forma didática a influência da indústria do tabaco na sociedade, abordando a fumicultura e os malefícios causados ao ambiente e ao agricultor. Além de pontuar assuntos como as doenças causadas aos fumantes, a influência da indústria nos jovens e a venda de cigarros com aromas e sabores em locais específicos para a faixa etária.

O game, financiado pela Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), ficará hospedado no site do INCA e disponível para qualquer plataforma com acesso à internet. Desenvolvido em HTML 5, o "Agentes da Saúde por um mundo sem tabaco" poderá ser jogado em PC, Mac, tablets, iPhones e celulares com sistema operacional Android.

Exposição sobre o controle do tabaco no Brasil também estará na Semana de Ciência e Tecnologia

A dobradinha INCA e Fiocruz, também durante a Semana de Ciência e Tecnologia, reabre para visitação do público, a exposição "O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória".

Por meio de 22 painéis fotográficos, expostos também no Museu da Vida, a exposição apresentará os esforços da saúde pública contra os estímulos à prática de consumir cigarros. Serão expostas campanhas criadas por órgãos governamentais preocupados com os malefícios decorrentes do consumo prolongado do tabaco, além de mostrar as estratégias usadas pela indústria tabagista para seduzir milhões de pessoas ao longo de décadas. Cartazes sofisticados, jingles encantadores, propagandas televisivas bem-elaboradas e inserções no cinema são algumas das estratégias que serão exibidas.

A exposição aponta também evidências históricas de como o consumo do tabaco se tornou cada vez mais intenso com aos processos de industrialização e o crescimento urbano. As mudanças incentivaram os brasileiros, dos mais diferentes segmentos sociais, a utilizar diferentes formas de tabaco, desde os mais caros charutos e cachimbos, passando pelos rapés e fumos de rolo, até os mais baratos e nocivos cigarros de rápido consumo.

Nos últimos dez anos, o tabaco matou 50 milhões de pessoas no mundo. É responsável por mais de 15% de todas as mortes de homens adultos e por 7% das mortes de mulheres. No Brasil, um em cada cinco homens e uma em cada dez mulheres morrem devido ao fumo.

Em 2011, o Brasil gastou 21 bilhões de reais no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao tabaco. O valor equivale a 30% do orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi 3,5 vezes superior ao arrecadado pela Receita Federal com produtos derivados do tabaco.

Serviço:

Lançamento do Jogo Agentes da Saúde por um mundo sem tabaco
Local: Museu da Vida - Fiocruz
Endereço: Av.Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro
Data e horário: 18/10, quinta-feira, às 15h 

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